Pesquisar no blog

Bem Vindo!

Bem Vindo!

Este blog foi criado com o intuito de postar notícias relacionadas a Sistemas de Informação, como requisito da matéria Sistema de Informação, que é lecionada pela professora Elaine Ribeiro aos alunos que estão cursando o 5° Perído no primeiro semestre de 2001, na Faculdade Pitagoras.

Alunos responsáveis pelo blog: Alexandre Santos Barros, Letícia Pereira Ramos e Seara Eliza Soares Saback.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Desenvolvimento Projeto Físico e Lógico


Projeto Lógico
            As atividades executadas nesta fase são as seguintes:

Modelagem de Dados

Modelo Lógico Normalizado
            A partir do diagrama de Entidades-Relacionamento e da lista de Entidades, aplicar as técnicas de normalização, objetivando tornar o modelo de dados sem redundâncias lógicas.
            Dentre as entidades identificadas, assinalar aquelas já implementadas em meios computacionais, por outros processos.

Descrição de Entidades e seus Atributos
            Devem ser descritas no Dicionário de Dados todas as entidades identificadas, seus atributos, e volumes dos mesmos.

Modelagem de Processos

Diagrama de Fluxo de Dados
            A partir do DFD apresentado no Anteprojeto do software o qual além da visão macro, mostra um ou mais particionamentos, serão identificados em particionamentos sucessivos, os processos/funções e respectivos fluxos de dados do software. Isto é, desde a sua visão macro até os menores níveis de detalhe (primitivos funcionais), de forma gráfica, através do Diagrama de Fluxo de Dados.
Nota: Nesta fase, o depósitos de dados do DFD devem representar entidades normalizadas.

Descrição de Processos
            Os processos primitivos funcionais deverão ser descritos no Dicionário de Dados, procurando dar uma idéia exata das transformações efetuadas sobre os fluxos de dados de entrada para obtenção dos fluxos de dados de resultado.

Composição dos Fluxos de Dados
            Cadastrar os fluxos de dados no Dicionário de Dados de forma a evidenciar sua composição.

Definição de Entradas/Saídas
            Identificar para os formulários de entrada, relatórios, telas e outros meios, seus objetivos, seu conteúdo, seu volume, etc...

Controle de Segurança
            Identificar os controles (manuais ou automatizados) do analista(empresa) e do cliente, a serem executados e mantidos para operação normal do software. Inclusive procedimentos de reinicio para paradas anormais.

Controle de Qualidade da Fase
            Planejar e realizar a revisão para o Controle de Qualidade do produto da fase, levando-se em consideração os procedimentos e os critérios de revisão da análise estruturada do software.



Projeto Físico
            As atividades executadas nesta fase são as seguintes:

Projeto Físico da Base de Dados
            Projetar a estrutura física da Base de Dados, organizando as entidades e seus atributos de modo a atender, eficazmente, os aspectos de desempenho, facilidades de uso, utilização do espaço no meio físico, integridade, potencial de crescimento, flexibilidade, privacidade e integração com outras bases de dados, observando as restrições do(s) Software(s) que será(ão) utilizado(s).

Projeto da Estrutura do Software

Diagrama
            A partir do Projeto Lógico, construir o Diagrama Estruturado do Software, o qual mostrará sua estrutura hierárquica em módulos, e as informações trocadas entre os mesmos.
Nota: Deverão ser representados no diagrama, além dos procedimentos lógicos, os módulos de controle e segurança necessários para o Software.

Definição de Programas
            Descrever cada programa em termos de:
• Objetivo
• Procedimentos Básicos(descrição dos módulos executados)

Projeto de Comunicação

Telas
            Com base no Diagrama Estruturado do Software, projetar o Diagrama Hierárquico e suas respectivas Telas.
Utilizando desenho ou uma ferramenta de software, caracterizar o formato dos campos fazendo uso das máscaras com a seguinte notação:
• A - Alfabético
• 9 - Numérico
• X - Alfanumérico
• Z - Número com supressão de zeros à esquerda

Obs.: Após a análise da configuração do hardware, avaliar o uso de telas “Help’s”, para orientação do usuário na operação do software.

Formulários
            Com base no especificado no Projeto Lógico, elaborar o desenho dos formulários de entrada. Caso o formulário de origem, atenda aos quesitos do projeto, o mesmo deverá ser utilizado e anexado à documentação.

Relatórios
            Com base no especificado no Projeto Lógico, elaborar o desenho dos relatórios, emitidos pelo software. Utilizando desenho ou ferramenta de software, caracterizar o formato dos campos fazendo uso de máscaras com a seguinte notação:
• A - Alfabético
• 9 - Numérico
• X - Alfanumérico
• Z - Número com supressão de zeros à esquerda


Controle de Qualidade da Fase
            Planejar e realizar a revisão prevista para o Controle da Qualidade do produto da fase, levando-se em consideração os procedimentos e os critérios de revisão do projeto estruturado do Software.



Nenhum comentário:

Postar um comentário