Fase 0 - Anteprojeto
Esta fase visa identificar o tipo de serviço de processamento de dados a ser executado (manutenção de um software existente ou a criação de um outro), os objetivos a serrem alcançados, recursos e prazos necessários para a execução do projeto.
O Resultando é um documento denominado Anteprojeto, contendo o modelo lógico preliminar do software. A aprovação deste documento pelo usuário torna-se pré-requisito para a continuidade do trabalho.
Fase 1 - Projeto Lógico
Nesta fase o objetivo é a especificação detalhada dos elementos do software a nível lógico. Além disso, deve tratar da especificação detalhada dos procedimentos externos ao computador, tais como:
• Captação das informações;
• Preparo e envio para processamento;
• Crítica e correções;
• Distribuição das saídas.
O produto é um documento denominado Manual do Software - Parte I - Projeto Lógico, que deverá ser submetido ao usuário para análise e aprovação.
Fase 2 - Projeto Físico
Tendo como base o Projeto Lógico, o objetivo nesta fase é o de detalhar os elementos do software a nível físico.
O Produto é um documento denominado Manual do Software - Parte II - Projeto Físico, que conterá a especificação técnica completa do software, visando a sua implementação.
Fase 3 - Programação
O objetivo desta fase é o desenvolvimento e simulação do software especificado no Projeto Físico.
O resultado são os programas fontes, devidamente testados. Estes, por sua vez, devem ser entregues ao usuário via disquetes.
Fase 4 - Implantação
Tem como objetivo o treinamento do usuário, a conversão/inicialização de arquivos e a implantação do software para produção.
Nesta fase, é elaborado e entregue o Manual do Usuário, assim como o Termo de Encerramento do Desenvolvimento do Software, onde o analista ou empresa desenvolvedora declara que o software, uma vez implantado, está entregue e considerado, aceito: devendo o mesmo entrar no período de garantia.
Fase 5 - Operação
Nesta fase são executadas as atividades de produção do software pelo usuário, com acompanhamento inicial da execução das rotinas, avaliação do desempenho, pequenos ajustes e análise de resultados.
O produto é um relatório descritivo dos problemas encontrados pelo usuário e as soluções adotadas, e a documentação do software, como um todo, devidamente revisada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário