Pesquisar no blog

Bem Vindo!

Bem Vindo!

Este blog foi criado com o intuito de postar notícias relacionadas a Sistemas de Informação, como requisito da matéria Sistema de Informação, que é lecionada pela professora Elaine Ribeiro aos alunos que estão cursando o 5° Perído no primeiro semestre de 2001, na Faculdade Pitagoras.

Alunos responsáveis pelo blog: Alexandre Santos Barros, Letícia Pereira Ramos e Seara Eliza Soares Saback.

terça-feira, 14 de junho de 2011

O conceito ERP

Enterprise Resource Planning (ERP), é um sistema integrado, utilizado para fazer o planejamento de recursos da empresa, ou seja, ele integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. Possibilitando assim uma automação e armazenamento de todas as informações de negócios.
Os ERP é constituído de diversos módulos, que suportam todas as áreas de uma empresa. Por se tratar de sistema genérico, independe do fato de a empresa que vai adotá-lo ser de manufatura ou prestadora de serviços. A abrangência do sistema é limitada pela empresa, podendo estar ligada a vários motivos, como: custo de implantação dos módulos, possibilidade de integração de sistemas menores ao ERP, entre outros.
Podemos citar como vantagens do uso do ERP: eliminar o uso de interfaces manuais, reduz custos, otimiza o fluxo da informação e a confiabilidade da mesma dentro da organização (eficiência), otimiza o processo de tomada de decisão, elimina a redundância de atividades, reduz os tempos de resposta, reduz as incertezas.
Este sistema também possui pontos fracos que devem receber uma certa atenção, a utilização do ERP por si só não torna uma empresa verdadeiramente integrada, altos custos que muitas vezes não comprovam a relação custo/benefício, dependência do fornecedor do pacote, adoção de best practices(melhores praticas) aumenta o grau de imitação e padronização entre as empresas de um segmento, torna os módulos dependentes uns dos outros, pois cada departamento depende das informações do módulo anterior, por exemplo. Logo, as informações têm que ser constantemente atualizadas, uma vez que as informações são em tempo real (online), ocasionando maior trabalho; Excesso de controle sobre as pessoas, o que aumenta a resistência à mudança e pode gerar desmotivação por parte dos funcionários.

Características dos sistemas ERP 
 
  • Funcionalidade: diz respeito as suas funções embutidas, suas características e suas diferentes possibilidades de uso.
  • Módulos: são os menores conjuntos de funções que podem ser adquiridos e implementados, separadamente.
  • Parametrização: significa o processo de adequação da funcionalidade de um sistema ERP a uma determinada empresa através da definição dos valores de parâmetros já disponibilizados no próprio sistema.
  • Configuração: é representada pelo conjunto total de parâmetros do sistema após a sua definição, englobando o conjunto das opções de funcionamento das diferentes funções de um sistema ERP.
  • Customização: correspondem à modificação de um sistema ERP para adequá-lo as situações empresariais especificas.
  • Localização: corresponde à adaptação do sistema desenvolvido em determinado país para utilização em outro, a fim de adequá-lo às leis e procedimentos comerciais locais, como leis, moeda, idioma.
  • Atualização de versões(upgrade): compreende o processo por meio do qual o fornecedor do software disponibiliza aumentos de funcionalidade do sistema, correção de bugs, e otimização do sistema.


Fontes de informações para este post:
http://www.cbsconsulting.com.br/erp.htm http://www.profissionaisdetecnologia.com.br/blog/?p=131
TAURION, C. Oportunidades e riscos na escolha de uma solução ERP. Artigo publicado pela gestão empresarial, edição n. 1, nov/98-jan/99. Disponível em: www.uol.com.br/computerworld/computerworld/280/gcapa3.htm . Acesso em: 04 nov. 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário