Começamos explicando sobre o SIG - Sistemas de Informação Gerencial, hoje falaremos do Sistema de Apoio a Decisão – SAD.
Os Sistemas de Apoio à Decisão ajudam os gerentes do nível tático e estratégico de uma organização em decisões semi-estruturadas, ou seja, decisões com um nível maior de subjetividade quando comparado a um problema estruturado.
O SAD fornece subsídios para a escolha de uma boa alternativa com base na geração de diversos cenários de informações, utilizam a regra “e se” para a geração de dados e informações de simulações e cenários:
• Determinação do local mais adequado de um PDV ou unidade departamental;
• Valor final da rentabilidade de vendas ou da opção de não vender determinado produto.
Permite a coordenação e integração de dados e de partes diversas, visando objetivos comuns, fornecendo informações que permitam melhores decisões empresariais.
O processo de tomada de decisão se desenrola, portanto, através da interação constante do usuário com um ambiente de apoio à decisão especialmente criado para dar subsídio às decisões a serem tomadas.
Um SAD é geralmente composto por:
· Banco de dados e seu sistema gerenciador: deve ser independente, pois irá lidar com informações estruturadas, semi-estruturadas e não estruturadas, e possuir um software Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD);
· Banco de modelos e seu sistema gerenciador: constituído por um modelo de gestão capaz realizar cenários de simulações, cálculos, insights, resolução de problemas matemáticos.
· Os modelos podem ser mutáveis ou permanentes, tais como algoritmos, fórmulas predefinidas, planilhas, análises estatísticas, entre outros.
· Software gerenciador de interface: geram as informações por meio do modelo de dados e dos recursos do banco de dados para a tomada de decisão.
As principais características dos SAD são:Possibilidade de desenvolvimento rápido, com a participação ativa do usuário em todo o processo.
· Facilidade para incorporar novas ferramentas de apoio à decisão, novos aplicativos e novas informações.
· Flexibilidade na busca e manipulação das informações.
· Individualização e orientação para a pessoa que toma as decisões, com flexibilidade de adaptação ao estilo pessoal de tomada de decisão do usuário.
· Real pertinência ao processo de tomada de decisão, ajudando o usuário a decidir através de subsídios relevantes.
· Usabilidade, ou seja, facilidade para que o usuário o entenda, use e modifique de forma interativa.
Os benefícios da utilização de SAD devem ser disseminados na organização através de cursos, palestras, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário